quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Atendimento gratuito e eficiente

Há alguns anos, somente os hospitais possuíam suas ambulâncias para conduzir seus pacientes. Para aqueles que não tinham condições de pagar uma emergência ou manter um plano de saúde, o socorro quase nunca chegava. Pensando nessa situação, o Ministério da Saúde, juntamente com os hospitais de cada cidade, resolveu implantar um sistema de atendimento pré-hospitalar gratuito. Essa idéia surgiu no ano de 1991, mas em Salvador, só foi concretizada em 2005.

É o SAMU 192. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um programa que tem como finalidade prestar socorro à população em casos de emergência. O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas que atendem às urgências traumáticas, clínicas, pediátricas, cirúrgicas, gineco-obstétricas e de saúde mental da população, e isso independe da classe social do enfermo ou acidentado. Desde a sua implantação, o governo federal vem reduzindo o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as seqüelas decorrentes da falta de socorro precoce.

Ao todo, 926 municípios são atendidos pelo SAMU, num total de 92.7 milhões de pessoas. Na Bahia, esse serviço já foi implantado em Salvador (cobrindo ainda Lauro de Freitas, Itaparica e Vera Cruz), Feira de Santana, Vitória da Conquista, Itabuna, Juazeiro, Camaçari, Jequié, Alagoinhas, Porto Seguro e Eunápolis, e o governo do Estado está com planos de levá-lo para todas as cidades baianas.

Mesmo pertencendo a Salvador, as Ilhas de Maré, Frades e Bom Jesus dos Passos, por serem mais distantes, não possuíam o atendimento socorrista do SAMU. Por isso foram criadas as “ambulanchas”. A UTI móvel marítima, navega pela Baía de Todos os Santos e possui toda a aparelhagem necessária, além de médicos, enfermeiros e mergulhadores treinados para o atendimento de urgência.

Seja na terra ou no mar, o SAMU tem o objetivo de prestar assistência a todos que necessitam, com uma meta de 15 minutos para chegar ao local indicado por aquele que pedir socorro. Através do telefone 192 qualquer pessoa pode ter acesso a este serviço.


Quando chamar o SAMU?

* Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios
* Em casos de Intoxicação exógena
* Em caso de queimaduras graves
* Na ocorrência de maus tratos
* Em trabalhos de parto onde haja risco de morte da mãe ou do feto
* Em casos de tentativas de suicídio
* Em crises hipertensivas
* Quando houver acidentes/trauma com vítimas
* Em casos de afogamentos
* Em casos de choque elétrico
* Em acidentes com produtos perigosos
* Na transferência inter-hospitalar de doentes com risco de morte

Conheça a ambulância



Nenhum comentário: