Estava eu passeando pelo Shopping e notei a quantidade de pessoas com sacolas na mão, olhos grudados nas vitrines, principalmente das lojas “eletro eletrônicas”. Então resolvi procurar saber um pouco mais sobre a tecnologia, essa nova mania da população baiana, ou brasileira. Fiz algumas pesquisas e perguntas a algumas fontes, e percebi então que a tecnologia só faz avançar com o passar dos anos.
Telefones, televisores, eletrodomésticos, e todos os outros produtos tecnológicos estão cada vez mais se aperfeiçoando, facilitando o bem estar do consumidor. Com este avanço, vem o desejo das pessoas de possuir sempre o melhor, visando um produto e sonhando em tê-lo a qualquer custo. Segundo a psicóloga Maria de Lourdes, de 42 anos, a mídia é a principal responsável por esse sonho de consumo que as pessoas têm. Para ela, a publicidade conduz e influencia o consumidor, utilizando propagandas que “comandam” o desejo humano, como uma forma de “hipnose”.
Exemplo disso é a tv de plasma, que hoje é um dos objetos mais cobiçados pelos consumidores de plantão. O sub-gerente de uma das maiores lojas de eletrodomésticos de Salvador, André Bahia, disse que a procura cresce a cada dia, mas que poucos hoje ainda a possuem devido ao seu custo, que é muito alto. Algumas lojas facilitam na forma de pagamento, mas ainda fica difícil para a maioria da população baiana. Já Bruno Lacerda, 28 anos, estudante universitário, além do carro, que sempre foi o seu sonho, tem também vários produtos como objeto de desejo. Disse que tem mania de comprar, e que já chegou a procurar ajuda com psicólogos para tratar desse assunto. Isso mostra o lado “ruim” do consumo exagerado. Então cheguei a conclusão de que, ter o melhor hoje é o que importa. As pessoas querem sempre comprar mais e mais, principalmente os produtos que estão “na moda”. Idealizam, sonham, desejam, e acabam consumindo. Mas esse tipo de comportamento deve ser levado a sério, pois pode causar danos psicológicos ao consumidor ou até mesmo ao seu bolso.
Telefones, televisores, eletrodomésticos, e todos os outros produtos tecnológicos estão cada vez mais se aperfeiçoando, facilitando o bem estar do consumidor. Com este avanço, vem o desejo das pessoas de possuir sempre o melhor, visando um produto e sonhando em tê-lo a qualquer custo. Segundo a psicóloga Maria de Lourdes, de 42 anos, a mídia é a principal responsável por esse sonho de consumo que as pessoas têm. Para ela, a publicidade conduz e influencia o consumidor, utilizando propagandas que “comandam” o desejo humano, como uma forma de “hipnose”.
Exemplo disso é a tv de plasma, que hoje é um dos objetos mais cobiçados pelos consumidores de plantão. O sub-gerente de uma das maiores lojas de eletrodomésticos de Salvador, André Bahia, disse que a procura cresce a cada dia, mas que poucos hoje ainda a possuem devido ao seu custo, que é muito alto. Algumas lojas facilitam na forma de pagamento, mas ainda fica difícil para a maioria da população baiana. Já Bruno Lacerda, 28 anos, estudante universitário, além do carro, que sempre foi o seu sonho, tem também vários produtos como objeto de desejo. Disse que tem mania de comprar, e que já chegou a procurar ajuda com psicólogos para tratar desse assunto. Isso mostra o lado “ruim” do consumo exagerado. Então cheguei a conclusão de que, ter o melhor hoje é o que importa. As pessoas querem sempre comprar mais e mais, principalmente os produtos que estão “na moda”. Idealizam, sonham, desejam, e acabam consumindo. Mas esse tipo de comportamento deve ser levado a sério, pois pode causar danos psicológicos ao consumidor ou até mesmo ao seu bolso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário