quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Um dia de solidariedade


22 de setembro de 2007, um dia destinado ao lazer, cultura, saúde e cidadania para a população brasileira. O Ação Global que teve início em 2005, mobilizado por algumas empresas em conjunto, tem a intenção de ajudar aqueles que não possuem condições financeiras para bancar serviços básicos como educação, saúde e lazer. Só na Bahia, agora em 2007 foram mais de 46 mil atendimentos.
O Ação Global é caracterizado como a maior mobilização de responsabilidade social do país. Para a população carente é uma oportunidade muito importante, quase única, de tirar 2ª via de documentos, cuidar da saúde, da beleza e se divertir, sem custo algum. Para Josenildes Almeida, de 31 anos, pedagoga, que é voluntária do Ação Global há três anos, ter um movimento como este é bastante válido para a sociedade brasileira. Para ela, “é importantíssimo para a classe mais precária, pois eles necessitam de auxílio, principalmente em relação aos atendimentos médicos e aos documentos, que para muitos custam caro, tendo no Ação Global fácil acesso”.
A faixa etária do público atendido é geral, e a necessidade de atendimento também. Crianças sem certidão de nascimento, adultos querendo 2ª via de identidade, CPF, carteira de trabalho, idosos em busca de novos documentos e, principalmente de assistência médica. Manoel Pires, 59 anos, foi ao Parque de Exposições a passeio, para ver o movimento, já a sua esposa, Adelaide Pires, 54, foi em busca de um otorrino, sentindo fortes dores no ouvido. “O Ação Global é muito bom e ajuda bastante as pessoas de baixa renda como nós. Acho que deveriam existir mais oportunidades como essa”, disse o encanador.
Mesmo com essas iniciativas, ainda existem aqueles não muito satisfeitos. Genivalda de Jesus, lavradora, que mora a 260 Km da capital soteropolitana, disse que movimentos como este são ótimos quando se tem a chance de ser atendido, que não foi o seu caso. “Passei horas na fila e não consegui nada, o jeito é esperar o ano que vem”, falou ela, afirmando não ter condições de pagar para fazer em outro lugar. Isso mostra o tamanho da importância que movimentos como este têm para a vida das pessoas.
Com isso, fica claro que a população brasileira necessita bastante de ações prestativas às suas circunstâncias financeiras. O fundamental é entender que problemas como este têm solução, e podem ser resolvidos em pequenos atos de solidariedade, postos em prática em apenas um dia do ano.

Nenhum comentário: